Modelo Petra ( Neo Blyhte Boémiam Peace)
Blyhte (pronuncia-se "Blaite"), foi criada pelo designer Allison Katzman e comercializada nos EUA pela Toy Company Kenner. A suacaracterística mais marcante e notável são os olhos que mudam de cor e de posição ao puxar uma corda amarrada à parte traseira da sua cabeça. Devido à falta de interesse manifestada pelas crianças, que se assustavam com as bonecas, a Blythe saiu do mercado apenas um ano após o seu lançamento.
Em 1997, a jornalista Gina Garan ganhou uma boneca Bluthe de presente e passou a fotografá-la em todos os lugares, dando assim inspiração ao seu livro "This is Blythe" (Esta é a Blythe). Em 1999 ela foi introduzida na Junko CWC Wong pelo pelo artista e ilustrador, Jeffrey Fulvimari. Ainda naquela ano, a Hasbro deu à Takara, empresa japonesa, uma licença para produzir uma nova edição da boneca Blythe, a NEO (nova) Blythe. A Blythe foi usada numa campanha publicitária de televisão por Parco, o ramo de moda da Seibu Department Stores no Japão e foi um sucesso instantâneo. O sucesso no Japãp levou a Hasbro a dar licença à Ashton Drake Galleries (ADG) em 2004, para produzir Blythes nos Estados Unidos da América por um preço mais acessível.
Na primavera de 2009, Alexander McQueen lançou uma linha de moda para uma campanha publitária com bonecas Blythes.A subcultura Blythe cresce na internet, em foruns e grupos de moda e de artesanato. Existe uma grande rede de coleccionadores que customizam a boneca para as suasa colecções ou para revenda, há pessoas que criam roupas exclusivas e calçado, bem como acessórios especificamente para a Blythe.
Há dois tamanhos de bonecas Blythes: a de 28 cm (escala 1/6) que é a de tamanho normal e a de 11 cm, menos populares e exclusivas da Takara, são as "Petit Blythe" (pequenas Blythe.)
Actualmente a Little Pet Shop, tem uma gama de mini Blythes, mais comercial e por isso mais barata que medem 11 cm e que são comercializadas pela Hasbro.
Apenas na Blythes de tamanho natural se pode trocar a cor dos olhos, sendo eles, na maioria das vezes, azul, verde, laranja e cor de rosa. As Petit Blythes possuem membros flexíveis e os olhos abrem e fecham.
Há ainda as "Middie Blythe", lançadas recentemente, que são as médias e medem cerca de 20 cm de altura, os olhos só têm uma cor mas podem mover-se para a direita e para a esquerda mas os olhos não abrem e fecham. O pescoço move-se para os lados, os braços e pernas são móveis, mas a cintura e os joelhos são fixos.
Por norma as Neo Blyhtes mais comuns custam entre 100 e 300 dólares, no entanto podem ultrapassar os 1000 dólares quando se trata de edições limitadas, bonecas únicas customizadas por artistas que se dedicam a criar bonecas únicas.
Aquando do seu lançamento, na década de 70, uma Blythe Kenner era vendida por 6 dólares, hoje, uma Kenner original pode custar 2000 dólares. A companhia Ashton Drake lançou 12 bonecas diferentes, porém a sua produção cessou em 2008. A Takara lança uma nova Neo Blythe por mês.
A Blythe é sozinha na vida, diferente das Pullips e das BJD, não possui namorado, amigos, parentes ou bichos de estimação. No entanto as pequenas novas versões podem ter esse papel.
Apesar de não existirem meninos Blythe, algumas são customizadas, transformando-as em meninos.
Sem comentários:
Enviar um comentário